quinta-feira, 9 de outubro de 2014

HOSSI NHANDAEIO

Hossi! hossi!
Nhandaeiooo!
Sei que o viste!
Hossi! Hossi! Omnipotente
Sem escrúpulos, descaradamente
Entrou na casa do meu vizinho e...
Arrancou a vida do pai, da mãe e do bebé do colo!
Meus amigos ficaram sem familia!
Com eles eu cresci.
Com eles eu jogava à bola e brincava às escondidas.
Juntos íamos à escola
Juntos sonhávamos o futuro
Certo dia acordei e não os vi mais.
Alguém os levou dali sem sequer um adeus
A palhota ficou triste!
As árvores murcharam como que queimadas.
Por que tinham que me separar  dos meus amigos?
Hossi,Hossi!
Nhandaeiooo!
Sem piedade,entrou também na minha casa.
Apresou toda a alegria que tínhamos.
Fez sofrer o papá.
Ele minguou que nem uma criança.
Em surdina, mamã rezava e chorava.
Vendeu tudo de valioso pela saúde do papá!
Galinhas,patos,cabritos
Mas...papá minguava
Nhandaeiooo...Nhandaeiooo...
Era madrugada, mamã gritou.
Papá acaba de morrer.
Mamã indefesa,frágil,não resistiu e...
Dia seguinte também morreu.
Hossi,Hossi!
Nhandaeiooo!
Com apenas treze anos,fiquei só.Com três irmãs
Sem pai,sem mãe e sem parentes,virei chefe de familia.
Deixo de ir à escola!
Deixo de brincar como e com outras crianças
Passo a lavrar a machamba da mamã!
Passo a cortar lenha e vender!
Passo a ir pescar!
Passo a cuidar das minhas irmãs!
A minha adolescência parou!
Hossi,Hossi
Nhandaeiooo!..Nhandaeio!..
Hossi,Hossi omnipotente!
Só tu Hossi podes
Podes aclarar a mente dos cientistas e estudiosos.
A descobrirem a cura.
Só tu podes acabar com o SIDA
Hossi,Hossi!
Nhandaeioooo.


Fátima Langa
   


Sem comentários:

Enviar um comentário